quarta-feira, 25 de abril de 2012

Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón


Em 1913, Coyoacán (México), com 6 anos. Nessa idade, Frida contrai poliomielite, a primeira de uma série de doenças, acidentes e operações que sofreu ao longo de sua trajetória.


Em 1919, com 12 anos. Com o apelido de "Frida pata de palo" (Frida perna de pau), logo começou a usar calças e depois longas e exóticas saias que tornaram-se uma de suas marcas pessoais mais influentes.


Em 1926, 1 ano após o acidente (o bonde em que estava chocou-se com um trem, o pára-choque de um dos veículos perfurou-lhe as costas, atravessou sua pélvis e saiu pela vagina, o que causou uma gravíssima hemorragia).


Diego Rivera e sua filha Guadalupe Rivera Marín que também era pintor mexicano de grande importância. em 1927, o homem que amou Frida e com quem se casou aos 22 anos, em 1929. Kahlo era bissexual e manteve um caso com (incrivelmente) Leon Trotski. Ambos tinham temperamentos fortes e mantinham relações extra-conjugais, mas Diego não aceitava os casos com outros homens, apenas com mulheres.


Em 1932, nesse período ela passava a maior parte do tempo em Nova Iorque com Diego Rivera. Época de grande êxito artístico e ótima época de criações e exposições de Frida.


Aqui, em 1951, fazendo uma pintura de seu pai, Guillermo Kahlo, que tinha descendência luterana alemã e não judaico-húngaro, como afirmava Frida. Ela tinha 4 irmas e 2 meio-irmãs por parte de pai, cresceu em meio à mulheres com isso passava muito tempo com seu pai.


Tela de 1954. Um ano antes tinha sido organizada uma exposição em sua homenagem na Galeria de Arte contemporânea. Nesse período sua obra já havia sido qualificada como Surrealista pelo escritor André Breton (o "papa surrealista").



Nessa foto, em 1954, meses antes de sua morte, Frida havia contraído uma forte pneumonia e não suportou. Linda? Depende dos olhos do observador, mas uma artista renovadora de olhar único e traços mexicanos fortíssimos. Uma mulher inspiradora e forte. De tamanha elegância e também de opinião. Pra mim ela é maravilhosa.