segunda-feira, 2 de abril de 2012

Vou falar de quê mais? Receitas? Hum....boa ideia.

Estudando sobre a Guerra Fria, fui tirar algumas dúvidas sobre a origem desse conflito que não foi armado e foi estimulado pela Segunda Grande Guerra. Tirando algumas curiosidades sobre os fatos também, encontrei vários dados importantes e interessantes sobre os acontecimentos. Uma dessas coisas foram as propagandas da União soviética contra o Capitalismo e contra o Nazifascismo de Hitler. O interessante é a visão nacionalista difundida no vídeo. É um desenho animado, pra crianças? 


Macetes pra prova de amanhã:
*A Doutrina Truman, que ajudava aqueles países que eram pró-ocidente, como a Turquia e a Grécia (inicialmente).
*Plano Marshall, que era a ajuda aos países que apoiavam o capitalismo, a fim de combater o socialismo (ajuda econômica). Isso garantia o crescimento industrial das indústrias capitalistas americanas pelo mundo afora, fazendo-o lucrar cada dia mais....que danadinho!
*A Guerra Fria foi esse conflito ideológico entre a União Soviética e os EUA, que durou até o início dos anos 90, com a queda do Muro de Berlin e a renúncia do presidente da União, Gorbachev, que estava no poder havia 6 anos. 
*Corrida armamentista entre os EUA e a URSS, testes de bombas nucleares, bipolarização dos poderes entre os dois.
*O avanço socialista, a China também se torna socialista mas com uma "certa abertura econômica" para o capitalismo. Isso influencia para a criação da OTAM (que é  uma aliança militar de vários países capitalistas que juntos responderiam aos ataques soviéticos, caso houvesse um, assim causaria um grande impacto). O Pacto de Varsóvia foi quase igual, um tratado militar.


*Em 60 teve a crise americana, por causa dos gastos com a corrida armamentista (ficavam gastando grana pra matar o povo, depois não tinham pra manter o próprio país, é muita burrice pelo amor de Deeeeeeus). Houveram também vários conflitos armados durante a Guerra Fria, que tiveram a intervenção dos EUA e a União Soviética, tais como a Guerra do Vietinã, a Guerra da Coréia (que separou o país em Coréia do Norte e do Sul) etc etc e tal. A concorrência industrial entre o Japão e os States.
* É legal entender que a Conferência de Bretton Woods, foi onde os países organizaram um plano para reconstrução da estabilidade econômica no mundo, depois da crise da bolsa em 1929. Esse foi o pontapé inicial para surgirem outras organizações de países afim de manter a paz e resolver conflitos.  
*Aqui nesse ponto já pode-se falar da ONU, a mais importante união de países, que nada mais é do que a Organização das Nações Unidas, com o objetivo de assegurar a paz e a segurança no mundo depois a Segunda Guerra Mundial. Afim de levar ajuda humanitária à países emergentes e subdesenvolvidos. Na ONU foi elaborada a Declaração do Direitos Humanos, que assiste ao mundo todo, sem distinção. Há uma cadeira efetiva para os EUA, para a França, o Reino Unido, a China e a Federação Russa, o resto dos países fazem um sistema de rotatividade (e isso nem é por ordem de desenvolvimento ou de riqueza nos países, porque o Brasil está lutando por uma cadeira efetiva na ONU também). 
------------------------------------------------------------------------------
Aí, caros colegos e colegas, eu não estudei mais, ainda restou o Surgimento de Países Emergentes, mas eu sei que fala da industrialização (no Brasil- fazendeiros de café. Argentina- carne e trigo. México- produtos agrícolas etc). 
É isso, espero que ajude em alguma coisa '-'