quinta-feira, 17 de maio de 2012

Quem é gay curte e compartilha, quem não é também.

Hoje, como está aí na mídia, é o "Dia Internacional Contra a Homofobia". E afinal, qual é a importância de se ter um dia único pra tratar desse assunto? É como o Dia da Consciência Negra? É como o dia do macarrão?

Essa data que foi criada em 1990 mas declarada oficial em 1992, é a data que lembramos que todos somos iguais, que por baixo da pele e por detrás de toda formação moral ainda somos os mesmos ignorantes diante a imensidão do universo.
Encher esse texto de redondilhas dizendo os ''porquês'' da importância dessa data não iria mudar nada, mas creio que entender que o mundo é repleto de diversidades, que temos o DEVER de entender e respeitar a todos, essa é uma data linda que CELEBRAMOS as diferenças. O mundo todo igual seria tão sem graça, tedioso.
Todos os dias conheço pessoas, pessoas com suas diferenças, cada uma com sua individualidade, posso conhecer um menino que gosta de outros meninos que esse fato não irá tornar mais difícil a convivência, nem tornar meu amor um tipo de "inclusão social". Amar é tão natural pro ser humano quanto sentir fome. Também não preciso encher de rótulos, "todo gay gosta de Lady Gaga" -a não ser que ele seja um clichê, eu concordo- "toda lésbica joga futebol" - só conheço uma que joga realmente u.ú.
Tenho vários amigos que por sua natureza se relacionam com outros do mesmo sexo e, pra mim, isso já é muito natural. Tenho amigas que namoram com outras amigas, e amigos que dão o fora em outros amigos (eta!), e amo todos eles assim como amo todos os meus amigos héteros. Lindo né? Não. Lindo seria se todos fossem receptivos, se todos entendessem que não é só porque eu tenho uma amiga gay, que eu serei também. Não precisamos segregar os grupos, não precisamos conviver confirmando as nossas diferenças, precisamos só entender que HOMOSSEXUALIDADE não é "opção" sexual, ninguém escolhe ser gay ou não. Homossexualidade também não é desvio de caráter ou falta de Deus, não é possessão demoníaca. Não é conspiração contra a tal da preservação da espécie e da família. Homossexualidade é só uma das formas de se relacionar com as pessoas. Uma das diferentes formas de pensar e de agir. Toda forma de amor é linda e se amor é pra ser vivido, por que seria pecado?