quinta-feira, 12 de julho de 2012

Ensaio sobre a cegueira

José Saramago
Você já perdeu sua visão? Total ou parcial... Qualquer uma das duas. Tenho certeza que um dos meus leitores já. Ter a sensação de perder um dos sentidos vitais e perder completamente o rumo e o controle das coisas. Eu nunca tive isso. Não sei a sensação, não conheço esse sofrimento. Essa noite não estava conseguindo dormir, resolvi assistir a um dos filmes que estava com vontade.
Baseado no livro do português recém falecido (chateadíssima) José Saramago, Ensaio Sobre a Cegueira é um romance de ficção lançado em 1995 e conta como a humanidade foi perdendo a visão por um suposto vírus, algo do tipo, uma doença que se alastrou pelo mundo todo e deixou todas as pessoas cegas aos poucos. É atordoante ver as pessoas tentando sobreviver todos os dias daquela forma, naquelas condições.
E o pior, no meio de todas as pessoas cegas, restou uma única pessoa que enxergava, por alguma razão imune à doença. E aos poucos vão tentando se adaptar, organizando-se em grupos, o mundo estava um caos, pessoas apareciam nuas na rua, outras simplesmente enlouqueciam, pessoas ferozes de fome, o medo generalizado e cada dia as condições de vida iam piorando.
O filme mostra de forma bem clara o que Saramago queria nos passar em seu romance. Com atores como Marck Ruffalo, Julianne Moore, Gael García Bernal, Danny Glover e contando ainda com a participação dispensável de um brasileiro no começo do filme (não lembro o nome do ator, é Global e por incrível que pareça tem até uma fala). Eu fiquei impressionadíssima com a trama e a forma com que as coisas vão desenrolando, algumas pessoas desejando comandar as outras, é interessante ver como seria a reação do ser humano em uma situação limite como essa, interessante e assustador ao mesmo tempo.
Recomendo muito pra essas férias psicodélicas. Não sei porque cargas d'água demorei tanto pra assistir esse filme!